top of page

Novas drogas sintéticas


ree


 O que são drogas sintéticas?

 As drogas sintéticas cujos componentes não são encontrados na natureza e são fabricados pelo homem, essas estruturas possuem propriedades psicoativas, ou seja, atuam no sistema nervoso central e são capazes de alterar a percepção, comportamento e consciência do usuário. É possível afirmar que essas substâncias são criadas para reproduzir os efeitos das drogas naturais ou semi sintéticas como a maconha, nicotina e cocaína, entretanto as drogas sintéticas são muito mais potentes do que as substâncias originais e trazem ainda mais efeitos danosos para a saúde.


O que as drogas sintéticas causam no corpo?

 As drogas sintéticas atingem o sistema nervoso central e podem ter ação tanto depressora quanto estimulante e causam diversos malefícios para o organismo como hipertensão, convulsões, inconsciência, euforia e paranoia.

 O uso das substâncias sintéticas, assim como a maioria das drogas, também provoca dependência química, as substâncias acionam o sistema de recompensa do cérebro que transmite uma sensação de prazer por todo o corpo, essa sensação de satisfação leva o usuário a repetir a dose da substância e facilita o desenvolvimento da dependência.

Um estudo da Fiocruz Minas avaliou os efeitos da exposição a dois compostos sintéticos, são eles 25H-NBOMe e 25H-NBOH e verificou-se o impacto deles na estrutura cerebral, os cientistas notaram que as duas drogas provocaram uma perda de neurônios a partir do segundo dia de exposição e no caso do 25H-NBOH a perda de neurônios continuou mesmo após a retirada da substância. Além disso, foi observado que as drogas sintéticas inibem a resposta inflamatória e ativam a expressão de genes relacionados a estresse oxidativo e ao vício.


ree

 As drogas sintéticas mais comuns são os alucinógenos sintéticos como o LSD e o DMT, os  canabinóides sintéticos como as drogas K (K2, K4 e K9), metanfetamina, anfetamina e GHB. Essas substâncias são as mais conhecidas, entretanto, é possível afirmar que há produção de novas substâncias sintéticas, ao longo do texto você poderá se conscientizar sobre algumas drogas sintéticas que estão se popularizando, são exemplos de substâncias: 


  •  Drogas K

  •  Krokodil

  •  Pó de Anjo

  •  Flakka



Drogas K

  As drogas K como a K2, K4 e K9 são substâncias que possuem a capacidade de se ligar aos receptores canabinóides do cérebro e mimetizam os efeitos da maconha, porém essas substâncias são muito mais potentes e seus efeitos negativos são mais intensos do que os da maconha. 

 Um dos maiores riscos das drogas K é a fácil manufatura, essas substâncias podem ser sintetizadas em laboratórios de fundo de quintal e até mesmo uma pequena dose pode ser suficiente para desencadear uma overdose.

 As drogas K possuem um baixo custo devido a facilidade de manufatura, isso faz com que seu principal público seja pessoas em situação de vulnerabilidade social. No Brasil as drogas K foram avistadas inicialmente nas zonas conhecidas como Cracolândia em São Paulo, mas já são comercializadas em outros lugares.

 As drogas K possuem substâncias canabinóides muito potentes que causam distúrbios na regulação das reações do organismo, por conta dessas intensas alterações o usuário fica imóvel e não responde a estímulos externos, em estado gravemente entorpecido.


ree


Krokodil

 Krokodil é um opióide sintético que emergiu na região da Sibéria e tem como principal componente a desomorfina, uma espécie derivada da morfina que pode causar enjoo, insônia, depressão e ataques de pânico.

 A desomorfina induz efeito ansiolítico e impacta o sistema nervoso do usuário pois ela se liga aos receptores opioides no cérebro e desencadeia a liberação de dopamina, um neurotransmissor importante na sensação de prazer. A desomorfina induz o efeito ansiolítico e pode causar paranóia, delírios, agitação e comportamento violento.

 A Krokodil é injetável e seu efeito dura aproximadamente uma hora e meia, a droga leva o nome de Krokodil devido ao aspecto da pele dos usuários que, por conta da mistura de substâncias da droga, apresenta úlceras, abscesso, descamação, necrose e até mesmo gangrena


ree

 


Pó de Anjo

 O Pó de Anjo é uma substância química que tem como base a fenciclidina e foi desenvolvida com o objetivo de ser um anestésico cirúrgico mas foi proibida devido aos efeitos colaterais como alucinações, euforia, surtos de ansiedade e mania. A droga é usada como substituta da cocaína por ser mais barata.

 A fenciclidina pode ser consumida por via oral, pulmonar, nasal e até mesmo ser injetada por via intravenosa ou muscular, com altas doses os usuários passam a ter uma percepção distorcida do corpo, ambiente e tempo, o que pode acarretar episódios de despersonalização e dissociação. Em doses mais altas, podem ocorrer alucinações, delírios paranoides, alta frequência cardíaca e comportamento hipersexual. Além disso, em casos mais extremos pode ocorrer o transe catatônico, psicose, coma e até a morte.


ree

Flakka

 A Flakka é uma versão sintética da catinona desenvolvida na China e possui potencial entorpecente maior que a LSD e o ecstasy. A Flakka é um pó similar aos sais de banho e pode ser inalada, ingerida, fumada ou injetada. A droga atua imitando os efeitos dos hormônios epinefrina (adrenalina) e norepinefrina (noradrenalina), entre os seus principais efeitos no organismo, destacam-se:

  • Hipertermia (aumento excessivo da temperatura corporal)

  • Aumento da força por conta da epinefrina elevada

  • Alucinações

  • Convulsões

  • Dores no peito

  • Tremores

 

ree

 A Flakka é significativamente mais barata do que a cocaína ou a metanfetamina o que facilita seu acesso. Além disso, a Flakka é mais potente do que a maioria das drogas e seu tempo de meia-vida é mais curto, isso faz com que seus efeitos no organismo sejam mais intensos e se dissipem mais rapidamente, o que contribui para o desenvolvimento da dependência.

 A droga pode causar episódios psicóticos e há relatos de atos de canibalismo cometidos por indivíduos que estavam sob o efeito da droga, por causa desses relatos a Flakka ficou conhecida como droga zumbi.

 

Conclusão

 Ao decorrer dessa postagem foi possível compreender como as drogas sintéticas impactam o corpo humano e a gravidade do seu uso. É muito importante assimilar que as drogas sintéticas são uma crescente ameaça à saúde pública por causa do desconhecimento das suas propriedades químicas, alta toxicidade, grande risco de dependência e seus efeitos colaterais tanto físicos quanto psicológicos.

 É de extrema importância conscientizar o corpo social sobre os perigos das substâncias sintéticas, controlar a fabricação e distribuição clandestinas das drogas e tratar e acolher os dependentes químicos afetados pelo uso das drogas.

 O Ministério da Cidadania disponibiliza um serviço que tem como objetivo prover informações para dependentes químicos e familiares que buscam tratamento, caso você, leitor, conheça alguém que seja dependente químico e queria ajudar essa pessoa ligue 121 para saber mais sobre serviços e locais de atendimento e apoio para usuários de drogas.

 


Referências Bibliográficas


ALEXANDREBUENO. Faculdade de Medicina da UFMG. Faculdade de Medicina da UFMG. Disponível em: <https://www.medicina.ufmg.br/drogas-k-entenda-os-riscos-a-saude/>.

CANDIDA, Maria. Drogas K (2, 4, 9): O que são, quais os efeitos? - Instituto de Psiquiatria do Paraná. Instituto de Psiquiatria do Paraná. Disponível em: <https://institutodepsiquiatriapr.com.br/blog/drogas-k-2-4-9-o-que-sao-quais-os-efeitos/>.

CARDOSO, Robson. Droga Krokodil: O que é, efeitos colaterais e principais riscos. Exame Toxicológico. Disponível em: <https://www.exametoxicologico.com.br/droga-krokodil/>.

CÍCERO, Paula Rocha. Krokodil: um levantamento crítico sobre origem, evolução e implicações dessa droga até os dias atuais. App.uff.br, 2017. Disponível em: <http://app.uff.br/riuff/handle/1/28516>. Acesso em: 22 jul. 2025.

HTTPS://INTERHELPINTERNACAO.COM.BR. Pó de anjo a relação entre o vício e a morte - Interhelp Internação | Blog. Interhelp Internação | Blog. Disponível em: <https://interhelpinternacao.com.br/blog/po-de-anjo/>. Acesso em: 22 jul. 2025.

INTERHELP INTERNAÇÃO. Drogas sintéticas: O que são, quais os efeitos, consequências e tratamento. Interhelp Internação | Blog. Disponível em: <https://interhelpinternacao.com.br/blog/drogas-sinteticas/>.

MÔNICA, Hospital Santa. Droga Krokodil: conheça os efeitos na mente e no corpo. Hospital Santa Mônica. Disponível em: <https://hospitalsantamonica.com.br/droga-krokodil/>.

MÔNICA, Hospital Santa. Pó de anjo e risco de morte: entenda a relação. Hospital Santa Mônica. Disponível em: <https://hospitalsantamonica.com.br/po-de-anjo-e-risco-de-morte-entenda-a-relacao/>.

O’MALLEY, Gerald F ; RIKA O’MALLEY. Cetamina e fenciclidina (PCP). Manual MSD Versão Saúde para a Família. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt/casa/assuntos-especiais/entorpecentes-e-intoxicantes/cetamina-e-fenciclidina-pcp>.

SOUZA, Beto. Entenda os efeitos das drogas sintéticas no organismo. CNN Brasil. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/entenda-os-efeitos-das-drogas-sinteticas-no-organismo/>. Acesso em: 21 jul. 2025.

Anvisa proíbe quatro novas drogas sintéticas. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2018/anvisa-proibe-quatro-novas-drogas-sinteticas>. Acesso em: 21 jul. 2025.

Drogas sintéticas: características, tipos e efeitos - Maestrovirtuale.com. Maestrovirtuale.com. Disponível em: <https://maestrovirtuale.com/drogas-sinteticas-caracteristicas-tipos-e-efeitos/?expand_article=1>. Acesso em: 21 jul. 2025.

Entenda o que são as drogas K e por que não podem ser chamadas de maconha sintética. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/04/29/entenda-o-que-sao-as-drogas-k-e-por-que-nao-podem-ser-chamadas-de-maconha-sintetica.ghtml>.

Estudo avalia efeitos neurotóxicos de drogas sintéticas no cérebro | Portal Fiocruz. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Disponível em: <https://fiocruz.br/noticia/2023/07/estudo-avalia-efeitos-neurotoxicos-de-drogas-sinteticas-no-cerebro>. Acesso em: 21 jul. 2025.

Novas Substâncias Psicoativas (NSP). Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/controlados/novas-substancias>.

Saúde oferece tratamento para o vício em droga sintética. Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Disponível em: <https://saude.df.gov.br/web/guest/w/saude-oferece-tratamento-para-o-vicio-em-droga-sintetica>.

Bibliography

HOSPITAL SANTA MÔNICA. O que é a droga flakka? Saiba quais são seus efeitos no organismo. Disponível em: <https://hospitalsantamonica.com.br/o-que-e-a-droga-flakka-saiba-quais-sao-seus-efeitos-no-organismo/>. Acesso em: 28 jul. 2025.


 
 
 

Comments


ConSciência - Farmácia UFRJ

  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook

©2025 por ConSciência Farmacêutica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

bottom of page