Os seguidores de Erhlich
- siteconscienciaufr
- 20 de dez. de 2015
- 1 min de leitura
Liderados pelo cientista alemão Paul Ehrlich, no final do século 19 começou uma nova era na farmacologia. Embora a ideia original de Ehrlich nos pareça perfeitamente óbvia agora, durante muito tempo ela foi considerada estranha aos conceitos da época.

Paul Erhlich e sua proposta de alvo terapêutico – a bala mágica
Erhlich propunha que cada doença deveria ser tratada com um fármaco específico, e que a tarefa do farmacologista era encontrar estes tratamentos testando sistematicamente fármacos em potencial.

Ampola de Salvarsan
A abordagem funcionou: o maior triunfo de Ehrlich foi sua descoberta do Salvarsan, o primeiro tratamento eficaz para a sífilis e outra doenças sexualmente transmissíveis, após avaliar 605 diferentes compostos contendo arsênico.
Mais tarde, outros cientistas tiveram sucesso no desenvolvimento de novos medicamentos. Por exemplo, ensaios com corantes contendo enxofre levou à primeira “molécula milagrosa” do século 20 – a sulfa.
Os medicamentos da classe das sulfas, usados para tratar infecções bacterianas. Durante a década de 1940, as sulfas foram rapidamente substituídas por um novo, mais poderoso e mais seguro fármaco antibacterianas, penicilina originalmente extraído do fungo Penicillium.
Por Gyselle Holanda
Comentários