top of page

Intoxicação por Metanol: Como ocorre?



O que é metanol?


 O metanol ou álcool metílico é um produto químico orgânico e se trata de um álcool com fórmula bem simples. Sua fórmula molecular é CH₃OH e ele é um líquido incolor, inflamável que possui cheiro bastante semelhante ao etanol, álcool usado em bebidas comuns. 



 O metanol possui diversas aplicações na indústria, ele é um potente solvente que é usado na fabricação de formaldeído, ácido acético, tintas e vernizes, no preparo de medicamentos, na produção de biodiesel e também como combustível de carros de corrida e de aviões a jato. Entretanto, essa substância chamou atenção recentemente devido aos inúmeros casos de intoxicação por meio do consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.



Qual a diferença entre o metanol e o etanol das bebidas alcóolicas?


 Tanto o metanol quanto o etanol são álcoois, o etanol (C₂H₆O)  é produzido a partir da cana de açúcar e é o álcool consumido em bebidas alcoólicas. Além disso, pode ser encontrado em cosméticos, produtos de limpeza e em combustível veicular.

 Já o metanol (CH₃OH) é produzido através do gás natural e é um solvente altamente tóxico e inapropriado para o consumo humano. 

Tanto o metanol quanto o etanol são substâncias incolores, inflamáveis e possuem um cheiro parecido, a diferença está na fórmula molecular desses compostos: enquanto o etanol possui dois átomos de carbono em sua composição o metanol apresenta só um átomo de carbono, essa diferença simples faz com que o metanol seja transformado em um composto tóxico quando ingerido.



 O Ministério da Saúde divulgou na segunda-feira (20/10/25) que há 47 casos confirmados e 6 mortes por conta da intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. É inegável que o país está passando por uma crise de saúde pública que precisa ser resolvida com urgência, mas você já se perguntou como o metanol foi parar nas bebidas e como ele age no organismo durante o envenenamento?



Como o metanol contaminou as bebidas? 


 Alguns falsificadores de bebidas usam etanol de postos de combustível para aumentar a graduação das bebidas alcoólicas como vodka, gin e uísque de forma barata.

A Secretaria de Segurança Pública está atualmente investigando a origem da contaminação das bebidas alcoólicas, mas a principal suspeita é que o etanol usado por falsificadores esteja contaminado com metanol. 




Como o etanol e o metanol são metabolizados no organismo?


Quando você toma uma bebida alcoólica, o etanol:

  1. Entra pelo estômago e intestino e é rapidamente absorvido para o sangue.

  2. Chega ao fígado, que é o principal órgão responsável por "processar" o álcool.

  3. No fígado, o etanol passa por duas transformações principais:

Etanol  →  Acetaldeído  →  Ácido acético (acetato)


O acetaldeído é tóxico e causa sintomas como dor de cabeça, enjoo e vermelhidão (a famosa ressaca).

O ácido acético é menos tóxico e pode ser usado pelo corpo como fonte de energia.


Quando ingerido, o fígado tenta “processar” o metanol da mesma forma que o etanol:

Metanol  →  Formaldeído  →  Ácido fórmico



 O formaldeído é o formol usado para embalsamar cadáveres e o ácido fórmico é extremamente tóxico para o organismo. Parte da toxicidade do ácido fórmico se dá por conta da incapacidade do organismo de eliminá-lo de maneira apropriada e rápida, o que provoca o acúmulo deste composto.

 O ácido fórmico se acumula no corpo causando acidose metabólica grave (o sangue fica ácido demais)  e  danifica principalmente o nervo óptico e o sistema nervoso, podendo até levar à morte.

 Essa combinação de efeitos causados pelo ácido fórmico provoca um desequilíbrio dos sistemas do nosso corpo, órgãos vitais como o coração, pulmões e os rins ficam sobrecarregados e podem vir à falência.



Os principais sintomas após a ingestão do metanol são:

  • Dor de cabeça intensa

  • Tontura

  • Náuseas

  • Visão turva ou borrada

  • Vômito

  • Dor abdominal



 Caso o paciente não procure atendimento médico os sintomas podem piorar, em casos mais severos a intoxicação por metanol pode causar:

  • Cegueira

  • Coma

  • Morte por falência múltipla dos órgãos



O que fazer em casos de suspeita de intoxicação?


 Os principais sintomas da intoxicação podem surgir 12h ou 24h após a ingestão do composto, se o paciente sente dores abdominais, confusão mental, náusea e possui a visão alterada é válido procurar atendimento médico no serviço de emergência mais próximo o quanto antes. É recomendado que o paciente relate aos profissionais de saúde qual tipo de bebida foi ingerida, onde e quando foi ingerida. 

 


Quais são os possíveis tratamentos para uma intoxicação por metanol?


 Um dos principais tratamentos envolve a administração de um antídoto composto por etanol de grau farmacêutico (altamente puro) que impede que o corpo transforme o metanol em substâncias tóxicas. A administração desse antídoto deve ser controlada, feita em um hospital e geralmente a via de administração é intravenosa ou oral.

 Além do etanol farmacêutico, o antídoto fomepizol também é uma boa opção para o tratamento das intoxicações, ele vai agir de forma semelhante ao etanol de grau farmacêutico mas por conta de seu elevado custo ele não é amplamente usado.



 Os antídotos são importantes para o tratamento da intoxicação mas também existem outras medidas importantes como: hidratação intravenosa e correção da acidez do sangue, uso de medicamentos para estabilizar a pressão arterial e a frequência cardíaca e em casos mais graves a hemodiálise para remover o metanol e seus resíduos do sangue.




Como evitar uma intoxicação por metanol?


 Por mais que o metanol não seja uma substância detectável a olho nu existem algumas medidas para evitar a ingestão deste composto:


  • Evitar bebidas destiladas

  • Procure estabelecimentos de confiança

  • Desconfie de preços muito baixos

  • Observar o aspecto das embalagens: lacres semi-abertos e rótulos tortos podem ser indícios de falsificação


 É inegável que o metanol representa um grande risco à saúde humana e é muito importante estar atento aos sintomas da intoxicação para procurar tratamento médico o quanto antes. Além disso, é preciso evitar as bebidas destiladas durante esse período sensível da saúde pública, confraternizar e beber com amigos é bom, mas a saúde vem em primeiro lugar!



Referências Bibliográficas


NETO. Mortes por bebidas adulteradas: saiba a diferença entre etanol e metanol. Correio Braziliense - Aqui. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/aqui/2025/10/01/mortes-por-bebidas-adulteradas-saiba-a-diferenca-entre-etanol-e-metanol/>. Acesso em: 24 out. 2025.


OLIVEIRA, Nubya. Como o etanol combustível adulterado com metanol foi parar em garrafas e como falsificadores lucram. Otempo.com.br. Disponível em: <https://www.otempo.com.br/economia/2025/10/15/como-o-etanol-combustivel-adulterado-com-metanol-foi-parar-em-garrafas-e-como-falsificadores-lucram>. Acesso em: 24 out. 2025.

QUAL. Etanol x metanol: qual é a diferença e por que há risco de envenenamento. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2025/09/30/metanol-x-etanol-qual-e-a-diferenca-e-por-que-ha-risco-de-envenenamento.ghtml>.


VARELLA, Mariana. Como o metanol age no organismo? - Portal Drauzio Varella. Portal Drauzio Varella - Informação sobre saúde para todos. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/toxicologia/como-o-metanol-age-no-organismo/>.

A intoxicação por metanol tem tratamento? — Ministério da Saúde. Www.gov.br. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svsa/resposta-a-emergencias/sala-de-situacao-de-saude/intoxicacao-por-metanol/faq/a-intoxicacao-por-metanol-tem>. Acesso em: 24 out. 2025.

HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/BBCNEWS. Intoxicação por metanol danifica sistema nervoso, pulmões, coração e pode provocar falência de órgãos - BBC News Brasil. BBC News Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/articles/cj4yg10envko>.

MUSGRAVE, Ian. Metanol x etanol: qual a diferença e por que um deles é altamente tóxico? UOL. Disponível em: <https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2025/09/29/metanol-x-etanol-qual-a-diferenca-e-por-que-um-deles-e-altamente-toxico.htm>. Acesso em: 24 out. 2025.


Governo do Brasil recebe lote com 2,5 mil unidades do antídoto contra intoxicação por metanol. Secretaria de Comunicação Social . Disponível em: <https://www.gov.br/secoms/pt-br/assuntos/noticias/2025/10/governo-do-brasil-recebe-lote-com-2-5-mil-unidades-do-antidoto-contra-intoxicacao-por-metanol>. Acesso em: 24 out. 2025.


Metanol. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/metanol/>.


Metanol. Metanol ou álcool metílico. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/metanol.htm>.


Metanol: O que fazer em casos de suspeita de intoxicação. Ministério da Saúde. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/outubro/metanol-o-que-fazer-em-casos-de-suspeita-de-intoxicacao>.


O que é metanol e por que ele é perigoso? — Ministério da Saúde. Www.gov.br. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svsa/resposta-a-emergencias/sala-de-situacao-de-saude/intoxicacao-por-metanol/faq/o-que-e-metanol-e>. Acesso em: 24 out. 2025.



 
 
 

Comentários


ConSciência - Farmácia UFRJ

  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook

©2025 por ConSciência Farmacêutica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

bottom of page